DRENAGEM LINFÁTICA


Benefícios da Drenagem Linfática
       
Cuidar do corpo, assim como da saúde, é fundamental. Mas, é no verão que aumenta a busca pelas curvas perfeitas. Para algumas mulheres, encarar o espelho e ficar satisfeita com o que vê pode ser uma missão impossível. Para tornar essa tarefa um pouco mais agradável, a cosmética inventou e aprimorou produtos, e vendeu a idéia do corpo perfeito.
Mas cuidado! Cada caso é único, ou seja, o que serve para uma pessoa pode não ser o mais adequado para a outra. Isso acontece em função de nosso metabolismo. Para se obter um resultado 100% eficaz e duradouro dos tratamentos estéticos não depende somente da eficiência dos aparelhos utilizados, mas sim de um conjunto de ações, como uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos. Mas, como saber qual o melhor tratamento dentre tantos disponíveis no mercado?
No verão, por usarmos roupas leves e, geralmente, mais curtas, os tratamentos mais procurados são os que combatem a gordura localizada, celulite, vasos e flacidez..É preciso uma autorização médica para determinados procedimentos estéticos. O paciente é submetido a uma avaliação para indicação do tratamento mais adequado e, caso a pessoa sofra de problemas de pressão, diabetes ou alguma outra doença que exija cuidados constantes, precisará de autorização médica também. No campo da estética é avaliado o tipo de pele, o grau de celulite e de flacidez para determinar os tratamentos adequados.
Drenagem Linfática
A drenagem linfática é uma massagem feita com movimentos leves e suaves que elimina líquidos e toxinas retidos no organismo (e que dão a sensação de inchaço), e estimula a circulação linfática. Para a celulite, a drenagem linfática não é a mais indicada, apesar de usada, pois ajuda a melhorar o aspecto da pele nas regiões afetadas. Esse método é indicado tanto para homens quanto para mulheres e não tem fim só estético.

Os tipos de drenagem linfática à disposição no mercado são dois: manual e mecânico. O manual serve para drenar o líquido linfático, que fica entre as células, enquanto que o mecânico, que utiliza aparelhos, estimula a
-->drenagem.


                                                      Drenagem Linfática para Gestantes
Ser mãe é o sonho da maioria das mulheres, e, quem é mãe sabe que cada gestação é única, bem como seus efeitos colaterais, incluindo inchaço, sobrepeso, dentre outros fatores, bem peculiares durante esse período. As gestantes que tenham sua pressão controlada, sem risco de hipertensão, insuficiência renal, trombose venosa profunda ou qualquer doença relacionada ao sistema linfático, podem lançar mão da Drenagem Linfática para gestantes, claro, desde que o obstetra tenha liberado. O que é mais comum de se acontecer após o primeiro trimestre gestacional.

A drenagem linfática ativa as circulações venosas e linfáticas e, assim, reduz a retenção de líquido e diminui o inchaço. De quebra, a massagem também relaxa, alivia a tensão e as dores musculares. Sobre a periodicidade, o ideal é combinar isso com seu obstetra. De modo geral, o recomendável é fazer até duas sessões por semana.


Drenagem Pré e Pós Cirúrgica

O objetivo da Drenagem Linfática é a eliminação de líquidos em excesso no organismo, guardado no decorrer da vida ou no processo de pós-cirúrgico.

Os benefícios:

Pré-Operatório

Ajuda na absorção de produtos nutritivos e hidratantes para auxilio no reparo da pele;
Alívio de tensões e relaxamento corporal;
Previne fibroses, seromas e outros problemas;
Melhor fluxo sanguíneo e linfático, que ajudam no processo de recuperação tecidual.
Pós-Operatório

Auxílio para melhor fluxo sanguíneo e linfático;
Ajuda no processo de cicatrização dos tecidos;
Evita a formação de aderências;
Alivia a dor;
Alivia o edema e equimoses;
Impede cicatrizes hipertróficas.
Recomendado para pacientes que estão em processo de pré ou pós cirúrgico.